quinta-feira, maio 19, 2011

Como fazer um blog

Pra começar com a parte fácil vc precisa pensar num tema, assunto, área de interesse... ou qualquer coisa que vc possa escrever para compartilhar com o mundo. Não é tão fácil assim, vc vai assumir um compromisso com vc que mais pra frente vai virar um compromisso com seu público. Mas nada impede de vc começar de um jeito e ir mudando com o tempo, afinal de contas as coisas mudam, evoluem, melhoram... novos assuntos aparecem... faz o seguinte, começa logo um blog e vamos adiante.

Uma vez decidido a fazer e tendo escolhido sobre que assunto escrever então está na hora de batizar os seu blog, afinal de contas ele será seu filho pelos próximos anos e merece um bom nome!

Seu filho vai precisar de uma casa pra morar, existem várias opções para vc hospedar seu blog, gratuitas e pagas, vou sugerir algumas mas vou me aprofundar mais no Blogger pois essa é a casa do meu filho.




No Blogger se vc tem uma conta no gmail tudo fica mais fácil então se vc ainda não tem sua conta no gmail agora é uma boa hora de criar uma, isso vai facilitar o uso do blog e de outras ferramentas do google que serão úteis durante a vida do seu filho, desde propaganda (AdSense) até análise do tráfego (google analitics) entre outras. Se vc tiver alguma dificuldade em criar a conta no gmail entre em contato comigo @bob_aber que te ajudo.

Os passos para criar o blog no blogger seguem abaixo:



Escolha um template legal para o seu filho se apresentar bem ao mundo, o blogger tem uma boa lista de opções disponíveis, opte por algo simples e limpo.

A postagem de textos no seu blog pode ser feita usando o editor de textos do próprio blogger ou via email, eu normalmente uso a segunda opção mas é bom vc se familiarizar como editar texto via blogger pois as correções só podem ser feitas por lá.

Aqui vc vai encontrar algumas boas dicas para seu blog ter sucesso!

Se vc chegou até esse ponto então aqui começa a parte difícil!! Se vc quer atrair leitores vc precisa escrever com frequencia, escrever com qualidade e divulgar seu blog para amigos e conhecidos via redes sociais. Quanto mais vc falar sobre seu blog mais gente vai visitar seu filho.

Crie o seu e me mande o link que eu divulgo no meu twitter!!

Nenhum comentário: